O Centro Acadêmico de Medicina – CAAMA, em parceiria com a Coordenação de Extensão, juntamente com os Centros Acadêmicos dos outros cursos de Graduação, trouxeram o HEMOPI para dentro da Novafapi!

Estamos convidando todos os Acadêmicos de Medicina da Novafapi a participarem da III Campanha de Doação de Sangue, “DOA AÇÃO”, nos dias 24 e 25 de fevereiro, hoje e amanhã, no CIS – Centro Integrado de Saúde na Novafapi!

No mesmo momento em que Doa sangue, o aluno também terá a portunidade de se cadastrar no Banco de Dados Internacional de doadores de Medula Óssea! Assim ele pode ajudar outra pessoa de quequer país do mundo e também, se um dia precisar de um doador, terá maior facilidade de encontrá-lo!

Além da solidariedade prestada, da mesma bolsa de sangue do doador, serão feitos gratuitamente exames para diversas doenças, como sorologia para HIV, Sífilis, Hepatite, Doença de Chagas, etc. Os resultados são sigilosos e entregues apenas ao doador!

Quem Doa recebe uma camiseta “Doa Ação” para ajudar na campanha!

Chame seus colegas e venha ser solidário! Aproveite essa oportunidade, o HEMOPI está bem perto de você e alguém precisa de sangue nesse momento!

Não é necessário estar de jejum, pelo contrário, o Doador precisa estar bem alimentado!

Veja como é simples:

1º Passo

Por meio de um documento com foto, é preenchida a ficha do doador, que ficará cadastrado no Hemocentro.

2º Passo

É coletada uma amostra de sangue para verificar a quantidade de hemácias, atestando se o candidato não esta anêmico.

3º Passo

Avaliação medica, onde é verificada a pressão arterial, peso,altura, temperatura e pulso.Também é feita uma entrevista individual, confidencial e sigilosa.O candidato não deve ficar constrangido, pois algumas perguntas de rotina serão feitas, como doenças que já teve e sobre comportamento sexual.Com as respostas, o medico avalia se o candidato está apto a doar o sangue.

4º Passo

A doação propriamente dita, que dura entre 5 e 10 minutos. Todo material usado na coleta é descartável e feito por um profissional de saúde.
O sangue é coletado numa bolsa de plástico e estéril, que seguirá para o fracionamento, enquanto uma pequena amostra desse sangue seguira para exames laboratoriais obrigatórios.
A liberação desse sangue se dará somente após os resultados dos exames, que também serão de conhecimento do doador.
5º Passo
Após a coleta, o doador deverá descansar por 15 minutos.Após o repouso, será fornecido um lanche leve, que auxilia na reidratação.Também será observado o comportamento do doador e verificado se o mesmo está bem.
Um profissional de saúde acompanhará o doador durante todo o procedimento de doação de sangue.