O apoio a pesquisa e a extensão é um dos objetivos principais da nossa atuação como centro acadêmico, por isso, quero esclarecer algumas dúvidas que vem surgindo.

1) Pesquisa. Todo projeto de pesquisa tem 3 tipos de despesas: O investimento dos pesquisadores, a contra-partida dos pesquisadores e a contra-partida da instituição. A NOVAFAPI se propõem a financiar (pelo menos, parcialmente) essa despesa de todos projetos realizados ali, mas para isso alguns requisitos devem ser cumpridos. Como isso funciona? Inicialmente, o pre-projeto deverá ser protocolado à diretoria para avaliação. Em seguida, será autorizado e as despesas que puderem ser custeadas pela faculdade serão determinadas. Com a autorização escrita da diretoria para a realização da pesquisa nas dependências da instituição, o pre-projeto e a autorização são submetidos ao comitê de ética em pesquisa. Com esta segunda autorização, os pesquisadores poderão iniciar seus trabalhos já com o matérial doado pela faculdade. =)

2) Extensão. As ligas acadêmicas que estão sendo fundadas e as já existentes que estão tendo dificuldades para validar suas atividades devem registrar-se na coordenação do curso, que emitirá o certificado das atividades ordinárias e supervisionará a regularidade da liga. Outras atividades de extensão realizadas pela liga, como cursos, campanhas etc. serão registradas na coordenação de extensão, que emitirá os certificados específicos de cada atividade.

O Centro acadêmico reconhece a dificuldade que os alunos das ligas estão tendo e, por isso, a coordenação científica criou o Programa de Apoio às Ligas Acadêmicas. Com este programa, esperamos ajuda-los na efetivação das atividades, na realização de eventos e dando orientações e assessoria, para garantir a excelência na atuação de todos os nossos projetos.

Para mais informações, convidamos as coordenações das ligas para participar de uma de nossas reuniões para detelharmos as ações do programa. Cada presidente interessado deve mandar um email para camaa.novafapi@gmail.com

Liana Guedes